sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tecnologia SSD




Se você ainda não se familiarizou com essa sigla, não se preocupe! SSD é uma nova mídia de armazenamento que traz uma série de vantagens em relação ao disco rígido tradicional.

Esse processo promete não só deixar sua máquina muito mais rápida, mas também aumentar a vida útil dela em alguns anos.

São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor , responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos utilizam memória flash (estilo cartão de memória e pendrive), isso os deixa muitas vezes mais veloz do que seus antecessores.


Diferente dos HDs, os discos de estado sólido não utilizam qualquer processo mecânico. Enquanto o HD funciona de forma bastante similar aos antigos toca-discos, o SSD é 100% eletrônico. Constituído por placas de memória flash, o acesso aos dados gravados no SSD é mais rápido e o consumo de energia também é menor; o que significa maior duração de baterias nos computadores portáteis.







Pela imagem nota-se a diferença física entre ambas tecnologias (o da esquerda é um HDD tradicional e o da direita um SSD).




A probabilidade de falha é uma das principais vantagens. Muitas pessoas perdem informações caso o HD caia no chão, esta probabilidade de perder dados é muito grande. Já com o SSD.

o HD acaba se tornando um verdadeiro gargalo no desempenho da máquina – mesmo que ela tenha um processador superpotente e muitos gigas de memória RAM. A substituição por um SSD resolve o problema e deixa todo o conjunto em perfeita harmonia.







Um comentário: